Falta pouco para a Black Friday 2022. Neste ano, o evento será no dia 25 novembro, mas existem bons motivos para o varejo antecipar as estratégias se deseja vender mais na data.
É preciso preparar sua loja para a Black Friday. Sobretudo, porque essa não é a única contagem regressiva do comércio neste segundo semestre. Em 2022, além da proximidade com o Natal, acontecerá no mesmo período a Copa do Mundo no Catar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.
Quer saber mais sobre a relação entre futebol e as vendas de fim de ano? Então, acompanhe a explicação com dados de várias pesquisas sobre o assunto.
O impacto da Copa do Mundo na Black Friday 2022
A Copa do Mundo de futebol masculino move muito mais do que a paixão dos torcedores. O evento também aquece o mercado de consumo e influencia o planejamento de compras dos brasileiros.
Esse impacto nas vendas começa semanas e até meses antes do torneio. Dados do Google sobre a Copa do Mundo de 2018 mostram que diversos itens tiveram aumento na procura entre os brasileiros.
Produtos em alta na época:
Painel de TV: alta de 5,7 vezes
Sofá: alta de 4,4 vezes
TV: alta de 3,4 vezes
Smartphone: alta de 2,6 vezes
Na Copa do Mundo de 2022, esse efeito deve ser visto novamente. A Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, da Behup, já aponta quais categorias têm maior intenção de compra no país para esta edição do campeonato.
Intenção de compra para a Copa do Mundo no Catar:
Roupas e acessórios: 20%
TV, áudio e vídeo: 15%
Compras de supermercado: 14%
Calçados: 12%
Artigos esportivos: 12%
Smartphones: 11%
Decoração: 9%
Aí entra a importância de antecipar a estratégia da Black Friday 2022 para o brasileiro garantir a tempo um sofá confortável ou comprar uma Smart TV para acompanhar os jogos do Mundial. Inclusive, segundo a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI, 81% dos interessados na Black Friday são favoráveis à antecipação da data neste ano.
Ou seja, as lojas que fizerem promoções apenas no dia 25 de novembro podem perder uma parcela considerável do público consumidor.
Intenção de compra e produtos mais procurados
A Black Friday 2022 oferecerá oportunidades de venda em diversos segmentos, desde que o varejo saiba se preparar.
Para este ano, a Behup indica que 50% dos consumidores pretendem comprar algum produto. Esse número é maior do que o registrado em 2021, quando ficou em 47%.
Mas o público no Brasil tem enfrentado uma queda no poder de compra. Isso o levará a pesquisar mais e a comparar melhor não só os preços, mas também à facilidade de pagamento como um todo e outras vantagens, a exemplo do frete grátis.
Entre os produtos mais procurados para a Black Friday 2022, temos:
Roupas e acessórios: 34%
Smartphones: 33%
Eletrônicos: 33%
Calçados: 27%
Eletrodomésticos: 27%
Perfumes e cosméticos: 26%
Computadores: 23%
Móveis: 20%
No conjunto da intenção de compra dos brasileiros, ainda temos oportunidades de venda em viagens (16%), decoração (14%), livros (13%), jogos eletrônicos (13%), materiais de construção (11%) e muitas outras categorias.
Independentemente do produto ou serviço de interesse, o e-commerce é parte essencial da jornada de compra no varejo brasileiro. Na Pesquisa Pós Black Friday 2021, a Behup informa que 49% dos consumidores no país compraram apenas pela internet na ocasião, enquanto outros 31% aproveitaram as promoções em lojas virtuais e físicas. Portanto, atenção à experiência multicanal ou omnichannel.
Agora fica a pergunta: será que ainda há espaço para compras por impulso na Black Friday? Os dados de 2021 provam que sim.
Os principais fatores para uma compra não planejada são:
Frete grátis: 38%
Descontos acima de 50%: 37%
Entrega rápida: 23%
Pagamento flexível: 16%
Se sua estratégia para a Black Friday não inclui um ou mais desses fatores, está na hora de revê-la.
O papel do crediário digital nas vendas da Black Friday
Oferecer frete grátis ou descontos acima de 50% não é viável para muitos negócios, nem a entrega rápida costuma estar sob o controle logístico. Mas existe um fator que você pode ter na sua loja para aumentar as vendas na Black Friday 2022: o crediário digital.
Também conhecido como BNPL ou “compre agora, pague depois”, o crediário digital oferece uma alternativa ao cartão de crédito para o parcelamento de compras. Melhor ainda, é uma opção mais vantajosa para o consumidor e para o lojista.
Para o consumidor, o crediário digital oferece a possibilidade de pagar as compras no boleto parcelado ou no Pix parcelado em até cinco vezes sem juros, ou em até 24 vezes com juros a partir de 1,99% ao mês. Portanto, menores do que os do cartão de crédito. Isso significa mais flexibilidade para os brasileiros comprarem o que desejam nesta Black Friday.
Já para o lojista, a solução garante o recebimento do valor da compra à vista, ajuda a reduzir o abandono do carrinho e é capaz de aumentar o ticket médio das vendas em 50%, em média.
Então, mais do que opcional, o crediário digital é uma necessidade do varejo para aumentar as vendas na Black Friday. Corra para preparar seu negócio!
Fonte: Evandro Alves – E-commerce Brasil